Convocação para Assembleia Geral sobre Ações Judiciais do Equacionamento

Reunião será no dia 21 de outubro

A Apcef-SC convoca seus associados para a Assembleia Geral Extraordinária no dia 21 de outubro, na sede balneária, em Jurerê. Durante a reunião serão apresentadas as propostas de duas ações judiciais coletivas, as quais a Apcef-SC ingressará -juntamente com a Fenae- em defesa dos participantes e assistidos da Funcef. Durante a assembleia será solicitada a autorização dos sócios para que a associação os represente nas ações. Para ser representado no processo, o empregado Caixa deve se associar à Apcef-SC até o dia 20 de outubro. A assembleia ocorrerá às 17h.

Uma ação tem por finalidade obter a declaração de isenção de imposto de renda sobre as parcelas de contribuição do equacionamento, afastar o limite de dedução na declaração de ajuste anual e requerer a devolução do imposto de renda pago. Já a outra ação visa garantir a manutenção da paridade entre participantes, assistidos e a patrocinadora no equacionamento dos déficits da Funcef. Clique e leia o Edital de Convocação.

Ação por isenção tributária

O equacionamento tem impactado na remuneração líquida dos participantes e nos benefícios dos assistidos da Funcef. Porém, a postura da Receita Federal de tributar as contribuições destinadas ao equacionamento e de impor o limite de 12% de dedução no ajuste anual, acrescenta um peso maior no resultado final.

A ação que será proposta tem como objeto a declaração da isenção, ou seja, que o valor das parcelas destinadas ao equacionamento seja afastado da base de cálculo do Imposto de Renda, e que essas parcelas sejam integralmente dedutíveis na declaração de ajuste anual. Resumindo, diminui o prejuízo do associado.

Ação contra o fim da paridade

A diretoria da Funcef assinou com o Ministério Público um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o compromisso de apresentar à Caixa um plano de equacionamento em termos que simplesmente representam o fim da paridade para os não saldados. Ou seja, a patrocinadora pagará menos e participantes e assistidos pagarão mais. Esse plano conjunto com a Caixa, que precisa ser aprovado pela Previc, ainda não foi divulgado, mas, se for confirmado, poderá vir a qualquer momento e com aplicação imediata.

As ações são um esforço conjunto entre as Apcefs de todo o Brasil e a Fenae para salvaguardar os participantes do fundo de pensão. No entanto, só poderão constar na lista de possíveis beneficiários da ação coletiva os empregados Caixa que estiverem associados à Apcef-SC (no caso) até 20 de outubro.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Leia Também

Publicações relacionadas

Participe do Campeonato da Primavera!

As Inscrições estão abertas para participar do campeonato da primavera. Os jogos serão disputados no dia 17/12 no campo de grama da associação. Confirme sua

Réveillon Jurerê 2023

A principal atração do nosso réveillon será Atitude 67, além do DJ Tutu tocando seu som, que sempre coloca todos para cima, com um mix