Notícias

APCEF/SC

Notícias direto da

FENAE

Rede do Conhecimento oferece curso sobre gestão da carreira da mulher

A Rede do Conhecimento da Fenae disponibiliza mais uma oportunidade de formação para associados das Apcefs - o curso Gestão da Carreira da Mulher, que traz reflexões sobre as transformações do mundo do trabalho e as particularidades da trajetória feminina em relação à dos homens. 

A proposta é mostrar como planejar a carreira de forma estratégica, fortalecendo competências e comportamentos essenciais para alcançar objetivos profissionais em um cenário de mudanças aceleradas do mercado.

Organizado em seis aulas, o curso aborda desde as características do mundo atual até o futuro das profissões, passando pela transformação digital, o impacto da tecnologia na carreira e o desenvolvimento de competências comportamentais. São eles: as características do mundo de hoje; a transformação digital e seu impacto na carreira; o futuro do trabalho e o profissional do futuro; competências comportamentais; gestão de carreira da mulher; o profissional do futuro.

O curso também tem o objetivo de estimular habilidades como autoconfiança, liderança, persuasão, planejamento, proatividade, controle e atenção aos detalhes. O curso é ministrado por Ana Paula Arbache, sócia e CEO da Arbache Innovations, fundadora do HubMulher e por Fernando Arbache, sócio-diretor da Arbache Tecnologia Educacional, professor e pesquisador na FGV.

Clique para acessar!




Convenção Coletiva dos Bancários assegura reajuste de 5,68% nos salários e demais direitos, aumento real de 0,6%

Com a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor oficial de agosto, os empregados da Caixa e demais bancários terão, neste ano, reajuste salarial de 5,68%, o que compreende a soma da inflação medida pelo INPC acumulado de setembro de 2024 a agosto de 2025 (5,05%), divulgado pelo IBGE, mais 0,6% de aumento real.  A conquista é fruto da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada em 2024 com validade de dois anos. 

“Nossa mobilização e unidade assegurou um acordo com ganhos reais, que se somam a outras conquistas econômicas e sociais. Esse acordo é fundamental porque protege a categoria e garante reajustes salariais, benefícios e PLR com aumento acima da inflação”, destaca Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Como a Convenção Coletiva firmada em 2024 tem validade de dois anos, neste ano não haverá novas negociações. Os bancários conquistaram neste período reajustes acima da inflação que vão gerar ganho real de 1,5%.

Entenda

Em 2024, o reajuste foi de 4,64%, com ganho real (0,9%). Para 2025, o aumento real de 0,6% firmado na CCT da categoria bancária valerá para salários, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Vales alimentação e refeição, e todas as cláusulas econômicas.

Clique aqui e confira as tabelas.




Fenae, em parceria com Anapar e TVT, segue acompanhando julgamento no STF

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) segue acompanhando o andamento do julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com a TV do Trabalhador (TVT) e a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), reafirmando seu compromisso com a transparência e o fortalecimento da democracia.

Na terça-feira (9), o relator, ministro Alexandre de Moraes, confirmou seu voto pela condenação de Jair Bolsonaro e outros sete réus por todos os crimes imputados, como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Em seguida, o ministro Flávio Dino também votou pela condenação e já apontou distinções na dosimetria das penas, destacando participação mais leve de alguns réus, como Ramagem, Heleno e Paulo Sérgio.

O ministro Luiz Fux descartou o crime de organização criminosa durante o julgamento da trama golpista. Ele foi o terceiro ministro a votar no julgamento sobre tentativa de golpe de Estado. Até o momento, o placar está 2 a 0 pela condenação de Bolsonaro e aliados. Cármen Lúcia e Cristiano Zanin se manifestam nos próximos dias.

Acompanhe ao vivo:


 




Segunda comemoração dos 54 anos da Fenae em Alagoas reúne empregados da Caixa e dirigentes de entidades representativas

A Associação do Pessoal da Caixa de Alagoas (Apcef/AL) celebrou, mais uma vez, neste sábado (6), os 54 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae). A festa marcou também o aniversário de 72 anos da Apcef.

“Tivemos a satisfação de fazer o segundo evento em Alagoas em comemoração ao aniversário de 54 anos da Fenae, junto com os 72 anos da Apcef, na sede de Arapiraca. Foi um verdadeiro sucesso. A diretoria da associação, representantes do Sindicato dos Bancários e da AEA no estado estiveram presentes”, disse o presidente da Apcef/AL Josuel Cardoso.

O evento foi marcado por muita animação, com a presença de 120 empregados e aposentados da Caixa. Além do caráter festivo, teve momentos também de pronunciamentos sobre a campanha reajuste zero do Saúde Caixa e Fenae com Elas (combate à violência contra a mulher).




FENAE

Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.