APCEF/SC

Campeonato da Primavera tem período de inscrições prorrogado
Atleta, você pode se inscrever até o dia 20 de outubro!

Participe das aulas de gastronomia e surpreenda seus convidados no Natal e Réveillon
Você pode escolher quantas aulas quiser!

Restaurante Lagoa Azul
A Apcef/SC e o Restaurante Lagoa Azul firmaram uma parceria a qual associados Apcef/SC e seus dependentes, possuem desconto de 10%, e cardápio com valores especiais para grupos, o desconto será concedido mediante apresentação de um documento que comprove seu vínculo com a associação, carteirinha

Período de inscrições para hospedagem vai até o dia 3 de novembro
Jurerê está ao seu alcance, se inscreva!


Fomente a Cultura, participe do MCPC
Se você já é cadastrado já pode resgatar produtos culturais para apoiadores do projeto

Pet Star
A Apcef/SC e Pet Star firmaram uma parceria a qual associados possuem 15% de desconto para creche (passar o dia) e hospedagem (passar a noite) para seus animais de estimação, apresentando a carteirinha de associado ou declaração atualizada mais um documento com foto. Endereço: Av.

Delegação de Santa Catarina brilha nos Jogos do Sul
Evento preparatório para os Jogos Nacionais aconteceu entre 7 e 9 de setembro em Bento Gonçalves -RS

Acompanhe a edição digital de O Catarina
Fique por dentro das novidades da Apcef-SC

Apcef-SC realizará encontro para discutir Saúde Caixa, Funcef e GDP
Representantes da Fenae trarão painéis sobre os temas que preocupam trabalhadores ativos e aposentados

Armazém de Arte Tânia Paupitz
A APCEF/SC e o Armazém de Arte Tania Paupitz firmaram uma parceria a qual associados e seus dependentes possuem uma condição diferenciada de 15% de desconto para Wokshop e aulas de pintura: O desconto será concedido mediante apresentação de um documento que comprove seu vínculo com a associação

Delegação Catarinense rumo aos Jogos do Sul
A delegação de Santa Catarina embarca para os Jogos do Sul nessa quarta-feira, 6 de setembro

Venha trilhar na Costa da Lagoa
Caminhada com meditação, almoço e volta de barco será no dia 16 de setembro A Costa da Lagoa, no Leste da Ilha é um lugar peculiar de Florianópolis. O acesso ao local é possível somente por trilhas e barco. E é por esse recanto tradicional


Quer cerveja? Que tal você mesmo produzir a sua?
EVENTO CANCELADO! Apcef prepara workshop da bebida mais apreciada pelos brasileiros Que tal produzir sua própria cerveja? Os passos para elaborar uma bebida de alta qualidade, aromática e com o sabores especiais é o que o mestre cervejeiro Reinoldo Steinhaus, da Cervejaria da Ilha ensinará

APCEF/SC Jurerê
FENAE

Fenae solicita reunião com a Caixa sobre impacto de afastamentos por saúde no Resultado.Caixa
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) enviou, nesta sexta-feira (25), um ofício ao vice-presidente de Pessoas da Caixa, Francisco Egídio Martins, para solicitar uma reunião sobre os impactos do Indicador de Absenteísmo, novo item adotado no Resultado.Caixa.
O Resultado.Caixa é o sistema que mede o desempenho das unidades com base em uma série de indicadores, e o novo indicador mede o volume de afastamentos por motivos de saúde dos empregados vinculados à unidade. Se o percentual ultrapassa a meta definida pela empresa, a unidade perde pontuação e não atinge os 100% exigidos. Com isso, todos os empregados acabam impactados, e efeito acaba sendo o oposto do esperado: em vez de promover o cuidado com a saúde, a ferramenta pode gerar constrangimento, sobrecarga e agravar adoecimento.
É importante ressaltar que a nota final do Resultado.Caixa interfere diretamente na vida funcional dos empregados, pois define, por exemplo, a elegibilidade para o recebimento de incentivos como o bônus Caixa, pagamento de comissões e a participação em processos seletivos. Se a unidade não atingir pelo menos 100% da nota exigida, nenhum empregado recebe esses benefícios, mesmo que seu desempenho individual tenha sido positivo.
“A intenção da Caixa para a aplicação deste novo indicador pode até ser positiva, mas a forma como isso está sendo aplicado tem efeito contrário, agravando a saúde contaminando o ambiente de trabalho e aumento de pressão para o atingimento das metas”, avalia o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
O acompanhamento desse indicador é atribuído às chefias das unidades. A Fenae alerta que, embora reconheça a importância de ações coletivas para a promoção da saúde, a Caixa não ofereceu aos gestores capacitação compatível nem ferramentas para lidar com situações de adoecimento que, muitas vezes, são resultado direto das condições estruturais de trabalho.
“Na prática, vira mais uma meta a ser batida e não uma política de cuidado com as pessoas”, reforça Takemoto.
No ofício enviado à empresa, a entidade também destaca o risco de que esse tipo de métrica incentive a subnotificação de doenças e o chamado presenteísmo, quando o trabalhador permanece em atividade mesmo sem condições de saúde, com medo de ser responsabilizado.

Renove os eletros do seu dia a dia com o Clube de Vantagens da Fenae e das Apcefs
Levar uma vida sustentável e sem abrir mão do conforto ou da comodidade é uma realidade cada vez mais próxima dos hábitos cotidianos de bancários da Caixa Econômica Federal, Brasil afora. Mais uma vez a aposta do Clube de Vantagens da plataforma de Convênios da Fenae e das Apcefs responde por um combo de ofertas com a participação de diversas marcas renomadas de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Os descontos são exclusivos e podem chegar a até 50%, dependendo do que for adquirido e da loja parceira.
Os produtos da promoção incluem fogão Brastemp inox 5 bocas com turbo chama, panela de pressão elétrica Rita Lobo 6L preta experience da Electrolux, máquina de lavar Panasonic antibacteriana AG 18Kg titânio, lava e seca digital inverter Samsung ecobubble 10.1kg, cafeteira espresso super. LatteGO série 2300 cinza 1400w da Philips Walita e robô aspirador Ropo glass 4Pro 110v. No período da promoção, é possível adquirir os mais variados produtos com descontos que vão de 10% a 50%.
Para aproveitar essas e outras promoções exclusivas, acesse a plataforma de Convênios da Fenae e das Apcefs. Esses benefícios estão disponíveis para empregados da ativa, aposentados e pensionistas da Caixa que sejam associados a uma das 27 Apcefs do país, além de seus dependentes.
As vantagens da plataforma de Convênios são oportunidades pensadas para facilitar o dia a dia do empregado associado, de modo a gerar mais economia para toda a sua família. São mais de 2.500 parceiros e 25 mil lojas disponíveis em todo o Brasil. É importante ressaltar que os percentuais podem variar conforme o produto ou serviço e estão sujeitos a alterações. Saiba mais pelo site https://www.fenae.org.br/convenios.
Quer aproveitar os descontos? Então, associe-se pelo https://www.fenae.org.br/associacao. Empregados da Caixa ativos, aposentados e pensionistas podem tornar-se associados de Apcefs nos 26 estados e no Distrito Federal para começar a usufruir destes e de outros benefícios.

Presidente da Fenae cumpre agenda institucional em Mato Grosso do Sul
Nesta quinta-feira (24), o presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Sergio Takemoto, esteve em Campo Grande (MS) para uma série de agendas voltadas ao fortalecimento da atuação em defesa dos direitos dos empregados da Caixa.
Ao longo do dia, acompanhado da conselheira eleita no Conselho de Administração da Caixa, Fabiana Uehara, e de representantes da Apcef/MS e do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, ele participou de reuniões com o movimento sindical, gestores do banco e bancários das unidades da capital, abordando temas estratégicos como Acordo Coletivo de Trabalho, Saúde Caixa, Funcef, valorização dos trabalhadores e iniciativas de responsabilidade social.
O primeiro compromisso foi no Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, em uma reunião com a Diretoria Executiva e a presidenta da entidade, Neide Rodrigues. O encontro reforçou a união das entidades na defesa dos direitos da categoria.
Em seguida, Sergio Takemoto e Fabiana Uehara estiveram na Superintendência da Caixa, onde foram recebidos pelo superintendente Augusto Cesar Merey Vilhalba. Na reunião, apresentaram a campanha “Fenae com Elas”, iniciativa da Federação que valoriza e fortalece o protagonismo feminino dentro do banco público.
À tarde, as visitas continuaram na Agência Centro da Caixa. Lá, o diálogo direto com os empregados girou em torno de pautas fundamentais como o Saúde Caixa, a campanha “Fenae com Elas” e o projeto social “Rumo à Cidadania e Qualidade de Vida”, realizado na cidade por meio do Edital 004 de Responsabilidade Social da Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.
No fim do dia, Takemoto se reuniu com a diretoria da Apcef/MS para avaliar ações em andamento e projetar novos caminhos para a atuação conjunta no estado. O encerramento aconteceu com um bate-papo com os bancários, em uma roda de conversa na sede do Sindicato. Foram discutidos temas essenciais como o Saúde Caixa, SuperCaixa, Funcef e a realização do 40º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que será realizado nos dias 21 e 22 de agosto em São Paulo (SP).
E, na manhã desta sexta-feira (25), Sergio Takemoto e Fabiana Uehara visitaram as instalações do projeto social "Rumo à Cidadania e Qualidade de Vida", que recebe apoio da Fenae e da Apcef/MS, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. O projeto beneficia crianças e adolescentes, em contraturno escolar, e visa promover a inclusão social, por meio de atividades gratuitas de educação, como ballet clássico, música e kung fu, intercaladas com debates voltados à questão de equidade de gênero e combate à violência contra a mulher, visando o desenvolvimento cognitivo, físico e a leitura de mundo com respeito a mulheres e meninas.

Empregados e aposentados da Caixa debatem futuro com lideranças em Campo Grande
Em uma noite de diálogo construtivo, empregados e aposentados da Caixa Econômica Federal se reuniram na sede do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região para uma roda de conversa. O evento contou com a presença de Sérgio Takemoto, presidente da Fenae, e de Fabiana Uehara, conselheira do Conselho de Administração (CA) da CEF, e foi promovido em parceria pela entidade sindical e pela Apcef/MS
A iniciativa teve como principal objetivo aproximar a categoria de suas lideranças nacionais, proporcionando um espaço aberto para a discussão de temas cruciais que afetam o dia a dia e o futuro dos empregados e aposentados da Caixa.
“Para nós, dirigentes sindicais e associativos, é essencial estar presente em reuniões para ouvir os anseios e as demandas dos empregados que estão nos locais de trabalho”, afirmou o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto. Ele ainda enfatizou a unidade das entidades como fundamental: “Estar junto com o sindicato e com a Apcef, fazendo essa reunião, demonstra a união das entidades e mostra aos empregados a importância da organização e da união. Só assim vamos avançar nas nossas conquistas e manter nossos direitos”.
“Como representante dos empregados no Conselho de Administração, faço o contraponto com a empresa por meio dessas conversas. É preciso saber o que está acontecendo, o que a empresa precisa enxergar e para onde devemos caminhar. O Brasil é diverso, e precisamos entender os cenários e vivências de cada região. Acredito que só avançamos na luta coletiva com essa troca de informações”, comentou a conselheira Fabiana Uehara.
Durante a roda de conversa, foram abordados assuntos como a conjuntura atual da empresa, desafios e incertezas enfrentados pelos trabalhadores e a importância da manutenção dos direitos e benefícios adquiridos ao longo dos anos.
Um tema central foi a negociação para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa, cuja vigência termina no final de 2025. Entre as reivindicações dos empregados da Caixa para o novo acordo, destacam-se: reajuste zero nas mensalidades, melhoria da rede credenciada, continuidade das contribuições da Caixa para todos e a manutenção dos princípios de solidariedade, pacto intergeracional e mutualismo.
A necessidade do fim do teto de gastos da Caixa com a saúde de seu quadro de trabalho, fixado em 6,5% da folha de pagamentos dos empregados no Estatuto Social do banco, também foi ressaltada pela conselheira do CA da Caixa, Fabiana Uehara. “A nossa briga é tirar o teto, mas precisamos que todos entrem nessa luta”, destacou.
A importância da luta e da mobilização da categoria foi um ponto constantemente reforçado, especialmente em um momento em que os direitos dos trabalhadores estão sob ataque.
“Precisamos desses espaços para debater o que está em risco e multiplicar essa informação para os colegas. Todos precisam entender que nada vem de graça; é fruto de negociação, unidade e organização da nossa categoria. A cada rodada de negociação, percebemos uma dificuldade por parte dos bancos, por isso, precisamos da mobilização da base”, destacou a presidenta do sindicato, Neide Rodrigues.
“O desafio não está na Caixa, está em nós, como bancários, em nos mobilizar. Precisamos ter consciência de classe, saber que somos trabalhadores de uma categoria ameaçada de extinção. Se não formos para o enfrentamento, corremos o risco de perder o que já conquistamos, como o Saúde Caixa. Nós, como entidades sindicais e associativas, precisamos de voz, braços e pernas - e isso está dentro das unidades”, finalizou o presidente da Apcef/MS, Everton Espindola.
Fonte: SEEBCG-MS
FENAE
Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.