APCEF/SC

Comissão de Acompanhamento Permanente da Funcef
A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Santa Catarina -Apcef/SC, e o Sindicato dos Bancários de Florianópolis, SEEB criaram a Comissão Permanente de Acompanhamento da Funcef, em julho de 2016. A Comissão tem por maiores objetivos acompanhar atentamente as atividades da Funcef e










Presidente da Anapar afirma que déficit não é rombo
Participantes ativos e aposentados da Funcef reuniram-se esta semana na sede do Seeb Floripa, na 2ª Reunião da Comissão de Acompanhamento Permanente da Funcef. O encontro trouxe o presidente da Anapar e ex-diretor da Funcef, Antonio Braulio de Carvalho, que ministrou a palestra Conjuntura atual

Comissão terá palestra com o presidente da Anapar
Palestra com presidente da Anapar e 2ª Reunião da Comissão da Funcef acontecem dia 15, no SEEB Floripa A Comissão de Acompanhamento da Funcef de SC trará o presidente da Anapar, Antonio Braulio de Carvalho, para ministrar a palestra Conjuntura atual e impactos na Funcef

Comissão Permanente reforça mobilização contra o PLP 268
No dia 2 de julho participantes da Funcef reuniram-se às 10h na sede da Apcef/SC, em Jurerê, para a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento Permanente. Para Marco Zanardi, presidente da Apcef/SC, a primeira reunião foi produtiva dentro do objetivo de reunir os interessados no

APCEF/SC Jurerê
FENAE

A programação das Apcefs está recheada de atividades esportivas e culturais
A programação esportiva, cultural e de lazer das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) está movimentada. Caso ainda não seja associado, veja como é simples aproveitar estas atividades e outros benefícios.
O sábado (6) será agitado na sede da Apcef/AL, em Arapicara. Três atrações musicais vão garantir a animação dos associados, durante o evento comemorativo dos 54 anos da Fenae e os 72 anos da associação alagoana.
Já sabe o que fazer no sábado? Associado da Apcef/PA pode curtir mais um samba e pagode, com feijoada, a partir das 11h30, no Salão Laranja, a partir das 14h.
Em Brasília acontece neste domingo (7) o tradicional Clube da Feijoada para comemorar os 65 anos da Apcef/DF. A atração principal será o grupo Monobloco, uma das maiores e mais animadas bandas do Rio de Janeiro. A festa vai das 12h30 às 18h.
Domingo, dia 7, é dia de música boa e alegria na Apcef/PI. A partir das 12h, Anderson Fábio vai animar o feriado com muito talento e alegria. Não perca!
Os Jogos Fenae+ estão chegando! Se você é associado da Apcef/PB e deseja participar do evento, não perca tempo! Já começaram as inscrições para as seletivas, que ocorrerão no dia 20 de setembro, nas sedes de João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Neste domingo (7), os associados da Apcef/PE têm diversão e lazer garantidos na Apcef Janga. Prepare a energia para um dia inteiro com música ao vivo, atividades esportivas e muito mais. Já em Caruaru, a atração será Messinho Pressão, em uma tarde especial de música ao vivo a partir das 13h.
As primeiras seletivas da Apcef/RS para os Jogos Fenae+ acontecem neste sábado (6), envolvendo as seletivas damas, canastra, tênis de mesa e canastra. Já no dia 13 de setembro, ocorrem as seletivas de beach tennis misto e vôlei de areia masculino.
O domingo também será animado na Apcef/SE. Na “Vibes da Independência”, o cantor Toninho Ferraz será a atração musical, a partir das 12h.
A festa do Mês dos Bancários chega a Ribeirão Preto! A Apcef/SP e a Fenae convidam os bancários da região para um evento especial no dia 9 de setembro, a partir das 19h. O objetivo é celebrar os 40 anos da greve histórica das 6 horas.
No dia 13, sábado, a Apcef/AM vai voltar aos anos 70, 80 e 90 com todos os hits das épocas na festa Apcef Disco, em comemoração dos 54 anos da Fenae e 71 anos da Apcef/AM. Será às 20h, no salão de eventos.

Pesquisa da Fenae reforça demandas por melhorias do Saúde Caixa e defesa do reajuste zero
A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) divulga os primeiros resultados da pesquisa nacional sobre saúde física e mental dos empregados e empregadas da Caixa. Um dos recortes, o Saúde Caixa, plano de saúde dos trabalhadores do banco, traz dados fundamentais para o debate sobre sua preservação e fortalecimento. O levantamento foi realizado entre 27 de junho e 7 de julho de 2025, pela Acerte Pesquisa e Comunicação, e ouviu 3.820 respondentes da ativa e aposentados.
Diante dos resultados da pesquisa, a Fenae reforça sua defesa pelo reajuste zero nas mensalidades, já que os dados comprovam a importância do Saúde Caixa para os empregados. Atualmente, as mensalidades e pagamentos são o aspecto mais criticado, com 80% de reprovação, e qualquer aumento tende a agravar ainda mais a insatisfação.
O estudo mostra ainda que 92% utilizam o Saúde Caixa como principal plano de saúde. Mais da metade avalia o plano positivamente, com destaque para os aposentados (61%) e empregados lotados na Matriz (70%). Os serviços de atendimento de urgência (56% de aprovação) e liberação de exames (55%) figuram entre os pontos mais bem avaliados, demonstrando a relevância do plano para o cuidado com a saúde da categoria.
“O Saúde Caixa é uma conquista coletiva e símbolo de proteção da nossa categoria. A pesquisa mostra que, em sua essência, o plano funciona e é valorizado pelos usuários. Por isso, a defesa do reajuste zero não é apenas uma pauta financeira, mas a garantia de que os trabalhadores continuarão tendo acesso à saúde de qualidade sem o peso de aumentos abusivos”, reforça o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
Além da defesa política, a pesquisa mostra a necessidade de melhorias nos canais de comunicação e na rede credenciada, que ainda apresentam alto índice de desconhecimento ou reprovação. Apenas cerca de 37% dos empregados da ativa avalia positivamente a rede credenciada. Já os canais de comunicação apresentam desempenho ainda mais frágil. O WhatsApp Saúde Caixa tem aprovação de apenas 30% e reprovação de 48%; o Fale Conosco registra 28% de avaliações positivas e o Chat Online é marcado pelo desconhecimento (41%), atingindo quase metade dos usuários, com só 17% de aprovação. Esses dados reforçam que custos, rede credenciada e comunicação concentram as principais insatisfações dos usuários.
Segundo o diretor de Saúde e Previdência da Fenae, Leonardo Quadros, esses pontos devem ser tratados com transparência e investimento, mas sem que isso represente custo adicional aos usuários. “É hora de melhorar a gestão, rede credenciada o atendimento do plano, mas sem transferir essa conta para os empregados da Caixa. A pesquisa confirma aquilo que sempre defendemos. O Saúde Caixa é fundamental para a qualidade de vida dos empregados, mas precisa de avanços na rede credenciada e nos canais de comunicação. Além disso, a defesa do reajuste zero é inegociável. Nosso compromisso é garantir que o plano continue sendo um instrumento de proteção e cuidado, com mais transparência e diálogo na gestão, mas preservando um modelo de custeio baseado na solidariedade e no pacto intergeracional, que permita que todos os empregados tenham condições de acesso ao plano”, conclui.
Confira aqui na pesquisa o resultado sobre o Saúde Caixa.

Nova parceria da Fenae e Apcefs com o ICL disponibiliza acesso a mais de 320 cursos, aproveite!
Nova parceria da Fenae e Apcefs com o ICL disponibiliza acesso a mais de 320 cursos, aproveite!
Inscrições começam no dia 22 de setembro. Os conteúdos são acessados gratuitamente
Se você é empregado da Caixa, aposentado ou dependente, associado a uma das 27 Apcefs do país, não pode perder a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e turbinar sua carreira, com os mais de 320 cursos livres oferecidos pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL), tudo gratuitamente.
Isso será possível graças a nova parceria que a Fenae e as Apcefs firmaram com a plataforma ICL. Os cursos são on-line, sobre temas diversos, incluindo Enem e preparatório para OAB.
“Essa é uma parceria muito importante para a Fenae e as Apcefs. Buscamos ampliar o pilar de educação e conhecimento que atuamos, oferecendo oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional ao pessoal da Caixa”, explica o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
Anote na agenda e garanta sua vaga: as inscrições vão de 17 de setembro a 22 de outubro. A Fenae promoverá a distribuição de vagas rotativas. Ou seja, cada usuário terá três meses de acesso a todo conteúdo da plataforma ICL.
Para se inscrever, basta acessar a página exclusiva da parceria Fenae e Apcefs com o ICL: www.fenae.org.br/conhecimentoliberta .
A distribuição de vouchers aos contemplados ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro. Ao se inscrever, o interessado receberá um e-mail com o voucher e a orientação de uso. Fique atento: se for contemplado, terá um prazo limite de 15 dias para ativar o voucher. O período de acesso a plataforma é de três meses.
Os vouchers não ativados serão redistribuídos com inscritos que não foram contemplados inicialmente.
Em casos de dúvidas ou problemas de acesso, entrar em contato pelo e-mail relacionamento @fenae.or.br
Saiba mais
Os conteúdos da plataforma do Instituto Conhecimento Liberta têm foco em três pilares do conhecimento: cultural, espiritual e profissional. Para saber mais sobre os perfis dos professores e outras informações, acesse https://icl.com.br/
Se você é empregado da Caixa, aposentado ou dependente, associado a uma das 27 Apcefs do país, não pode perder a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e turbinar sua carreira, com os mais de 320 cursos livres oferecidos pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL), tudo gratuitamente.
Isso será possível graças a nova parceria que a Fenae e as Apcefs firmaram com a plataforma ICL. Os cursos são on-line, sobre temas diversos, incluindo Enem e preparatório para OAB.
“Essa é uma parceria muito importante para a Fenae e as Apcefs. Buscamos ampliar o pilar de educação e conhecimento que atuamos, oferecendo oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional ao pessoal da Caixa”, explica o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
Anote na agenda e garanta sua vaga: as inscrições vão de 17 de setembro a 22 de outubro. A Fenae promoverá a distribuição de vagas rotativas. Ou seja, cada usuário terá três meses de acesso a todo conteúdo da plataforma ICL.
Para se inscrever, basta acessar a página exclusiva da parceria Fenae e Apcefs com o ICL: www.fenae.org.br/icl.
A distribuição de vouchers aos contemplados ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro. Ao se inscrever, o interessado receberá um e-mail com o voucher e a orientação de uso. Fique atento: se for contemplado, terá um prazo limite de 15 dias para ativar o voucher. O período de acesso a plataforma é de três meses.
Os vouchers não ativados serão redistribuídos com inscritos que não foram contemplados inicialmente.
Em casos de dúvidas ou problemas de acesso, entrar em contato pelo e-mail relacionamento@fenae.org.br
Saiba mais
Os conteúdos da plataforma do Instituto Conhecimento Liberta têm foco em três pilares do conhecimento: cultural, espiritual e profissional. Para saber mais sobre os perfis dos professores e outras informações, acesse https://icl.com.br/

Contraf-CUT solicita antecipação da PLR da Caixa
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na segunda-feira (1º/9), um ofício à Caixa Econômica Federal solicitando que o pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) seja efetuado no mesmo dia do anúncio do resultado do primeiro semestre, previsto para o dia 17 de setembro. Entre os maiores bancos com atuação no país, apenas a Caixa ainda não anunciou a data de pagamento da primeira parcela da PLR. Todos os demais vão antecipar o pagamento.
“O pagamento da PLR depende da variação do INPC entre setembro de 2024 e agosto de 2025, que já terá sido divulgado no dia 10. Portanto, o banco já terá as informações necessárias para calcular os valores que devem ser pagos às empregadas e empregados”, observa o coordenador da Comissão Executiva das Empregadas e Empregados da Caixa, Felipe Pacheco. “A antecipação do pagamento da PLR é também uma forma de valorizar os empregados pelo empenho na obtenção dos resultados pelo banco”, acrescentou.
A data limite para o pagamento da primeira parcela da PLR é 30 de setembro.
PLR da Caixa
“É importante lembrar que a PLR da Caixa é uma conquista da luta organizada das empregadas e empregados. Em 1985, passamos a ser reconhecidos como bancários e, com essa conquista, veio a redução da jornada para seis horas diárias e o direito de sindicalização. Mas foi somente em 2003, com a primeira campanha salarial nacional em mesa única de negociações, que conquistamos a mesma PLR dos bancos privados”, lembra Felipe.
Agora, o cálculo da PLR da Caixa é formado pela Regra Básica da Fenaban (composta por 90% do salário, mais uma parcela fixa de R$ 3.343,04, limitada ao teto de R$ 17.933,79), valores que devem ser reajustados pelo INPC/IBGE acumulado em 12 meses de agosto, mais 0,6% de aumento real e somados à parcela adicional Fenaban (de 2,2% do lucro líquido distribuída linearmente entre os empregados); e pela regra da Caixa (PLR Social), que distribui linearmente mais 4% do lucro líquido. Caso os valores distribuídos referentes à soma das parcelas Fenaban e da PLR Social não alcancem o valor correspondente a uma Remuneração Base (RB), é previsto o pagamento de uma parcela complementar, para garantir o pagamento mínimo de uma RB a cada empregado.
O ACT também prevê que o valor total anual distribuído de PLR é limitado a 15% do lucro líquido que a Caixa terá no ano de 2025.
A título de adiantamento, em setembro deve ser pago até 50% do valor referente à Regra Básica da Fenaban (ou seja, 45% do salário + uma parcela fixa de R$ 1.671,52, limitada a um teto de R$ 8.966,89), valores que devem ser reajustados pelo INPC/IBGE acumulado em 12 meses de agosto, mais 0,6% de aumento real, somada à parcela adicional de 2,2% e à PLR Social de 4% do lucro líquido semestral, distribuídos linearmente entre os empregados.
O valor da diferença da PLR, eventualmente devido referente ao lucro líquido anual, será pago na segunda parcela até 31 de março de 2026.
Fonte: Contraf/CUT, com edições da Fenae
FENAE
Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.