Notícias

APCEF/SC

Comissão de Acompanhamento Permanente da Funcef

A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Santa Catarina -Apcef/SC, e o Sindicato dos Bancários de Florianópolis, SEEB criaram a Comissão Permanente de Acompanhamento da Funcef, em julho de 2016. A Comissão tem por maiores objetivos acompanhar atentamente as atividades da Funcef e

Presidente da Anapar afirma que déficit não é rombo

Participantes ativos e aposentados da Funcef reuniram-se esta semana na sede do Seeb Floripa, na 2ª Reunião da Comissão de Acompanhamento Permanente da Funcef. O encontro trouxe o presidente da Anapar e ex-diretor da Funcef, Antonio Braulio de Carvalho, que ministrou a palestra Conjuntura atual

Comissão terá palestra com o presidente da Anapar

Palestra com presidente da Anapar e 2ª Reunião da Comissão da Funcef acontecem dia 15, no SEEB Floripa A Comissão de Acompanhamento da Funcef de SC trará o presidente da Anapar, Antonio Braulio de Carvalho, para ministrar a palestra Conjuntura atual e impactos na Funcef

Comissão Permanente reforça mobilização contra o PLP 268

No dia 2 de julho participantes da Funcef reuniram-se às 10h na sede da Apcef/SC, em Jurerê, para a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento Permanente. Para Marco Zanardi, presidente da Apcef/SC, a primeira reunião foi produtiva dentro do objetivo de reunir os interessados no

Notícias direto da

FENAE

Mobilização em todo o país defende reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa

Empregados e aposentados da Caixa realizaram, nesta terça (22), um Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A mobilização ocorreu em unidades de capitais e cidades do interior. Com cartazes e faixas, eles reivindicaram reajuste zero nas mensalidades do plano de saúde; fim do teto de gastos da Caixa com a saúde dos empregados; manutenção dos princípios do plano; melhoria da rede credenciada; e a extensão do direito de manutenção do plano pós-emprego para contratados após 2018.

“Os empregados já pagam um valor bem acima dos 30% definidos no acordo específico do Saúde Caixa como sendo a parte que caberia aos trabalhadores. A manutenção do teto de 6,5% da folha de pessoal para custeio do plano vem onerando os usuários. Precisamos que a direção da empresa respeite nossos direitos, caso contrário o Saúde Caixa pode se tornar inviável para a maior parte dos trabalhadores”, destaca Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

O Dia de Luta foi convocado pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e conta com apoio de entidades como a Fenae, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), sindicatos, federações e Apcefs.  Além de manifestações em frente as unidades, foram realizadas reuniões nos locais de trabalho e distribuição de materiais impressos para esclarecer os trabalhadores sobre a importância do plano de saúde.

“Nossas ações de mobilização em defesa do Saúde Caixa estão envolvendo cada vez mais colegas, e estão unindo todos em torno da proposta do reajuste zero nas mensalidades do plano. A direção Caixa já sabe que esta é nossa proposta, é uma proposta viável, e os empregados a apoiam. Agora, a diretoria do banco precisa se posicionar, e apresentar sua proposta”, reforçou o diretor de Saúde e Previdência da Fenae e presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

"Sao 

No dia 15 de julho, a CEE se reuniu com representantes da Caixa para dar início a negociações visando a renovação do acordo específico do Saúde Caixa.

"Pernambuco.jfif"

Recife (PE)

"Seeb

Belo Horizonte (MG)

"Sindicato

Araraquara (SP)

"Seeb

Dourados (MS)

"Votuporanga.jfif"

Votuporanga (SP)




Fenae e Apcefs disponibilizam book digital do Talentos 2024/2025

Cinquenta e oito páginas de pura arte e cultura podem ser conferidas no book digital Talentos Fenae/Apcef 2024/2025, lançado em parceria pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e pelas Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) de todo o Brasil. Para quem deseja rever os momentos marcantes do evento, é só clicar aqui

No material, é possível conferir todas as obras premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugares nas mais diversas categorias e modalidades. Dá também para ler os depoimentos dos vencedores da etapa nacional, assim como apreciar as fotos do maior festival de cultura entre os bancários. 

Realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, a etapa final da 8ª edição do Talentos reuniu participantes de Norte a Sul do país. Foram 2.421obras inscritas em Artes Visuais (foto e vídeo) – 990, Artes Plásticas (desenho/pintura e desenho infantil) – 523, Literatura (contos/crônicas e poesia) – 587 e Música (composição e interpretação) – 321. O propósito do concurso cultural é sempre o de incentivar a produção artística dos trabalhadores do banco público.

Há a opção ainda de o livro digital ser conferido pelas redes sociais da Fenae. No canal Youtube, os melhores momentos da edição 2024/2025 poderão ser relembrados por acesso a vídeos, com o registro de praticamente tudo o que rolou no concurso cultural. É possível, ademais, fazer download.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, lembra que o evento Talentos já faz parte do calendário anual dos empregados da Caixa, com destaque para os associados das Apcefs. “Nosso esforço é permanente na promoção de ações para fortalecer a cultura no âmbito do movimento associativo, que é representativo em todas as regiões do país”, declara. 

Segundo Takemoto, a cada edição o concurso cultural se supera e revela novos talentos. E reitera: “Assim, o Talentos é uma das formas da Fenae e das Apcefs promoverem o bem-estar do pessoal da Caixa. Esperamos, portanto, que mais colegas participem das próximas edições”.




Apcef/MA: 67 anos atuando em defesa do pessoal da Caixa

Em mais de seis décadas de existência, a Associação do Pessoal da Caixa do Maranhão (Apcef/MA) construiu uma história focada na defesa dos direitos e na promoção do bem-estar dos empregados e aposentados do banco.

Fundada em 22 de julho de 1958, a entidade é hoje referência na capital maranhense. Em 67 anos, tornou-se um espaço de competições esportivas e culturais, integração familiar e de momentos de lazer dos associados.

"Celebrar os 67 anos da Apcef/MA é reafirmar nosso compromisso com o bem-estar, a integração e a valorização dos empregados da Caixa. Mais do que um espaço de lazer, a associação é um ponto de encontro de histórias, amizades e conquistas, construídas ao longo de décadas com união e defesa dos nossos direitos”, ressalta a presidente da entidade, Giselle Menezes.

Segundo ela, cada aniversário é um marco de orgulho e gratidão pelo caminho percorrido, “renovando a certeza de que é ao lado de cada empregado Caixa que a Apcef/MA continuará crescendo e fazendo a diferença”.

 Apcef/MA está situada no bairro do Calhau, área nobre de São Luís.  Sua estrutura conta com campos de futebol, quadras de tênis e poliesportiva, piscinas, dentre outros equipamentos.

Comemoração

Serão dois dias de atividades. No domingo (27), acontecerá a 4ª edição do Encontro de Amigos e o 3º InterSEVs, uma iniciativa voltada para empregados ativos e aposentados, prestadores de serviços e estagiários das unidades da Caixa vinculadas à SR São Luís. A programação esportiva inclui diversas modalidades esportivas. A atração musical será o grupo de samba Argumento.

Já na segunda (28), feriado estadual no Maranhão (Adesão do Maranhão à Independência), será realizado o evento festivo em comemoração aos aniversários da Apcef/MA e da Fenae.

A partir das 15h, haverá apresentação da comédia “Pão com Ovo”, sucesso do teatro maranhense; open buffet com petiscos, refrigerante, suco e água; cerimônia de parabéns e brinde coletivo; além da entrega de brindes e sorteio de presentes para associados.




Fenae assina Manifesto em Defesa da Previdência Complementar Fechada

A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) assinou, na última quinta-feira (17), o Manifesto em Defesa da Previdência Complementar Fechada, documento elaborado por entidades do setor para contestar a proposta de unificação dos órgãos reguladores dos mercados de seguros, financeiro e previdência complementar fechada. A iniciativa é uma resposta direta à sinalização do Banco Central, que defendeu recentemente a tese de fusão entre Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e Susep (Superintendência de Seguros Privados).

A proposta tem gerado forte reação no setor. Para as entidades signatárias do manifesto, como Abrapp, Anapar e Fenae, a unificação pode representar um grave retrocesso institucional, comprometendo a autonomia dos fundos de pensão e desconsiderando as especificidades da previdência complementar fechada, que é baseada na lógica de solidariedade, longo prazo e compromisso com os participantes.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, reforçou a importância da mobilização diante de uma proposta que, segundo ele, “ignora o caráter social dos planos de previdência fechada”. 

“Não podemos permitir que um modelo bem-sucedido, que protege milhões de trabalhadores e garante aposentadorias dignas, seja enfraquecido em nome de uma falsa eficiência. A previdência complementar fechada tem características próprias, construídas com base na confiança, na participação dos trabalhadores e na governança paritária. A proposta de unificação dos órgãos reguladores coloca em risco esses pilares e acende um alerta para todos que defendem o papel social dos fundos de pensão”, alerta Takemoto. 

Segundo Takemoto, “a Fenae continuará acompanhando os desdobramentos e articulando com entidades parceiras e parlamentares para garantir que qualquer mudança na estrutura regulatória preserve os direitos dos participantes e respeite a natureza dos planos patrocinados por empresas públicas, como é o caso da Funcef”.




FENAE

Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.