Novas piscinas da Sede são inauguradas

A nova área das piscinas da sede, foi inaugurada no dia 27 de novembro, de 2021. Após seis meses de extenso trabalho, está concluída a revitalização que oferece aos associados, mais conforto, beleza e segurança. O projeto executado, foi detalhadamente pensado para atender os anseios dos associados da APCEF/SC.

A reforma do espaço de mais de 3.000 m², era uma meta prevista pela Diretoria da APCEF/SC, para ser executada ainda em 2020. No entanto, com a vinda da pandemia os planos foram adiados até maio deste ano. Durante o Inverno e parte da Primavera toda obra foi executada, desafiando um longo período chuvoso.

O trabalho contou com a remoção dos espaços para guarda-vidas, guarita e chuveiros, que foram realocados para o lado oposto, mais próximo ao edifício Imbuia. Toda a cerâmica da piscina semiolímpica e as pedras do entorno do espaço foram removidas. O piso novo oferece um coeficiente maior de isolamento térmico, além de ser antiderrapante e capaz de suportar maior carga de peso que os pisos comuns. As piscinas infantis, de fibra de vidro, deram lugar à uma nova estrutura, com dois níveis de água, para maior segurança, principalmente dos bebês. O entorno das piscinas recebeu ainda floreiras (fixas) e muros de vidro removíveis, com esquadrias especiais de longa duração. O espaço conta ainda com mobiliário novo, com uma fonte e um mural em mosaico.

Dia de festa!

A cerimônia de inauguração foi realizada ao final da tarde, com a presença de 188 associados e convidados. Ao todo foram disponibilizadas 200 vagas para a festa, mediante inscrição prévia para um evento sanitariamente seguro.

Ao abrir as falas da cerimônia, o presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) da Fenae, Jadir Fragas Garcia disse: “Uma associação é a soma do trabalho de muitas pessoas ao longo do tempo. Felizmente a APCEF/SC, há várias gestões, têm deixado um grande legado aos associados. O ambiente associativo é muito bom, as obras, incluindo os novos apartamentos e as piscinas. Parabenizo a todos. A APCEF/SC é uma referência nacional e uma referência na participação na discussão dos projetos da Fenae, porque os mesmos são construídos com a participação de todas as APCEF’s.   Quando é discutido um projeto para atender os associados, é extremamente relevante que sejam ouvidas as demais APCEF’s do país. E, em nome de todos os diretores da demais associações do Pessoal da Caixa, parabenizo a APCEF/SC”.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto destacou as obras inauguradas nos últimos dois anos, juntamente com o trabalho realizado pelos gestores da APCEF/SC, como razões de orgulho para o movimento associativo. “Não dá para não comparar a gestão da APCEF/SC com a gestão da Caixa. A gente vê a diferença que é, o tratamento, o respeito com os associados, o cuidado com o bem público, é bem diferente daquilo que está ocorrendo com a Caixa, infelizmente. Há falta de respeito com os empregados, com a população e ainda há a destruição do papel social da empresa”, destacou, ao ressaltar a boa gestão do dinheiro dos associados pela APCEF/SC.

Iniciando sua fala, o diretor-presidente da APCEF/SC, Marco Zanardi chamou para junto de si os demais diretores que compõem a Gestão ‘+APCEF para TODOS’ (2019-2022), além da arquiteta responsável pelo projeto, Etiene Amaral Arcari, a engenheira Karen Lovatel e os empregados da APCEF/SC, a gerente Giseli Hyamara Marais e supervisor Roberto Carlos Vieira. Zanardi destacou que o trabalho é de todo o grupo, que inclui ainda o construtor Adilson Tass e os artistas plásticos Valdir Agostinho e Mauro Costa, responsáveis pelo mural em mosaico. “Essas pessoas foram fundamentais para esse trabalho”, disse.

Zanardi, relembrou que a obra foi postergada em razão das incertezas advindas da pandemia. “Entendemos que naquele momento a prioridade era manter a estrutura da Sede e os seus empregados. E assim o fizemos. Todos os trabalhadores e trabalhadoras permanecem conosco”, detalhou, ao recordar algumas medidas restritivas em razão da pandemia.

Ao falar sobre a importância de preservar a memória da piscina antiga, inaugurada em 1979, Zanardi disse que foi os gestores pensaram em um projeto que reunisse parte dos materiais retirados durante a obra. Assim surgiu a ideia do mural em mosaico, contendo partes de azulejos da piscina antiga. Em frente à obra de arte há uma aplicação de pedras São Tomé, aquelas que, durante 42 anos pavimentavam o entorno das piscinas.

Atualização arquitetônica da Sede

A arquiteta Etiene Amaral Arcari, ressalta que a obra realizada nas piscinas faz parte do processo de revitalização da APCEF/SC. “O que mais ‘ouvi’ antes e durante a obra foram orientações sobre a melhor forma de atender os anseios dos associados, respeitando o modo como eles utilizam as piscinas e seu entorno. Essa sempre foi a maior exigência dos gestores”, detalha.

Ao recordar os desafios do trabalho, Etiene diz que além de ser um espaço muito amplo, era necessário criar um leitura entre o estilo arquitetônico mais clássico da APCEF/SC e o contemporâneo. “Interessante que, embora o projeto tenha mais de cinco anos, poucos detalhes foram alterados e ainda assim as duas obras (prédios Imbuia e Garapuvu e as piscinas) estão em harmonia nesse processo de atualização da identidade visual da Sede”, afirmou.

“Algo que me chama a atenção nessa obra foi a criação do mosaico. O painel é uma homenagem à história da Sede, e às pessoas que construíram esse local. O personagem central daqui é o associado”, enaltece.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Leia Também

Publicações relacionadas

Participe do Campeonato da Primavera!

As Inscrições estão abertas para participar do campeonato da primavera. Os jogos serão disputados no dia 17/12 no campo de grama da associação. Confirme sua

Réveillon Jurerê 2023

A principal atração do nosso réveillon será Atitude 67, além do DJ Tutu tocando seu som, que sempre coloca todos para cima, com um mix