Revisão do estatuto da Funcef é o golpe da vez

Após meses de trabalho a portas fechadas, sem a participação das entidades representativas dos trabalhadores, a Funcef apresentou a proposta de alteração no estatuto e deu aos participantes até 16 de setembro para fazerem suas sugestões. Às vésperas das eleições e na vigência do atual governo federal – que aprovou as resoluções que ameaçam o Saúde Caixa – o momento para uma revisão estatutária é inadequado e perigoso. Como as alterações no estatuto precisam passar no crivo do Poder Executivo, os participantes temem que haja mais retrocessos.

Seguindo o posicionamento do Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), a Fenae  reivindica a suspensão do processo de revisão e defende que as alterações estatutárias sejam amplamente debatidas em conjuntura política mais favorável e com a presença efetiva dos participantes.
“Mexer no estatuto agora é o próximo golpe contra o pessoal da Caixa. Já estão minando nosso programa de assistência à saúde e agora querem fazer o mesmo com o fundo de pensão”, avalia a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
A Funcef limitou a participação dos 135 mil participantes a uma consulta pública com duração de menos de duas semanas sobre um projeto que passou meses sendo elaborado em um grupo de trabalho formado pela própria Fundação junto com a Caixa. “Além da falta de transparência e representatividade, a Funcef chega com a proposta pronta, dá sete dias úteis pro pessoal ler um documento extenso e complexo, e acha que isso é razoável”, questiona a diretora da Fenae.

A Fundação recebeu contribuições enviadas por entidades, mas nenhuma das sugestões foi acatada, mantendo-se até o momento a redação proposta pelo grupo de trabalho.

Entre as sugestões elaboradas por Funcef e Caixa está uma abertura maior ao uso do voto de minerva, ampliação dos poderes concedidos ao Conselho Deliberativo, implementação de processos que geram instabilidade na governança e fragmentação do processo eleitoral, entre centenas de outras alterações.

Para fazer suas sugestões, o participante precisa fazer login no autoatendimento do site da Funcef e clicar na aba Proposta de Alteração do Estatuto. Seguindo o procedimento, será possível ver o texto atual e fazer comentários de até 1 mil caracteres, com justificativa.

Fonte: Fenae

Publicação de 11/09/2018.

parem golpe- funcef

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Leia Também

Publicações relacionadas

Participe do Campeonato da Primavera!

As Inscrições estão abertas para participar do campeonato da primavera. Os jogos serão disputados no dia 17/12 no campo de grama da associação. Confirme sua

Réveillon Jurerê 2023

A principal atração do nosso réveillon será Atitude 67, além do DJ Tutu tocando seu som, que sempre coloca todos para cima, com um mix