Uma nova realidade na Apcef/SC

Durante anos e anos eles foram um sonho, um desejo. Com o tempo se tornaram um projeto e após os devidos esforço hoje são uma realidade. Estão prontos os novos prédios da sede. O compromisso foi cumprido e a obra entregue dentro do prazo de 18 meses. Com a conclusão, a Apcef/SC dobra a oferta de hospedagem, permitindo que muito mais associados desfrutem os dias de verão de frente para o mar de Jurerê. É um novo tempo para todos que fazem parte da história da Associação do Pessoal da Caixa Econômica de Santa Catarina.

O maior desafio desse percurso se deu antes do início da obra. A responsabilidade de contratar empresas idôneas pesava imensamente. A elaboração dos contratos também exigiu um trabalho meticuloso de toda a diretoria. Para tanto, foram pesquisadas as empresas escolhidas e seus proprietários, obras e escritórios foram visitados para segurança total na elaboração dos contratos, de forma a eliminar qualquer risco de prejuízo à Associação. A contratação do seguro, a questão da multa por atraso na entrega da construção, todo o planejamento de compras e centenas de pormenores foram vistos e revistos diversas vezes. Nenhum ponto poderia ficar solto.

Para executar e administrar a obra, a diretoria da Apcef/SC optou por contratar, separadamente, via carta-convite e após tomada de preços (menos valor) as empresas: Piemont Arquitetura, para criação e aprovação de projetos, EPC Engenharia, para administração da obra e Novo Horizonte, para execução de mão de obra. “No começo das entrevistas, das negociações, as empresas escolhidas passaram muita seriedade aos diretores. A confiança nelas depositada resultou em um trabalho justo, entregue duas semanas antes do prazo final”, avaliou o diretor-presidente da Apcef/SC, Marco Zanardi. A diretoria ressalta que a obra não parou um dia sequer, seja por intempérie ou falta de materiais. Também não foi teve nenhum acidente de trabalho e ainda se economizou recursos em razão do planejamento detalhado cada compra.

Andamento da obra no site da Apcef/SC

Desde os primeiros meses da construção a Apcef/SC disponibilizou em espaços exclusivos no site www.apcefsc.com.br , todas as informações relativas ao andamento da construção, planilhas de pagamentos executados, custos, orçamento global e demais detalhes pertinentes ao trabalho. No menu principal do site, na opção OBRA é possível acessar as devidas informações (utilizando matrícula e senha de associado). De acordo com a diretoria reeleita em 2018, as publicações e obedecem ao compromisso de transparência assumido durante a campanha da chapa ‘Apcef para Todos’. Outro ponto que os diretores destacam é o fato de a obra ter sido custeada exclusivamente com recursos financeiros próprios, sem nenhuma chamada extra aos associados.

Compras e qualidade dos materiais

Os materiais foram escolhidos pela qualidade e resistência ante à maresia. E, comprando com antecedência, se garantiu bons produtos e bons preços. “Parcelamos os pagamentos sem juros ou correção e tivemos as vozes dos diretores decidindo as aquisições de maior valor. No caso do concreto, por exemplo, orçamos a compra de todo material necessário, com entrega escalonada e elaboramos um contrato com o fornecedor. Assim garantimos o valor do início da obra, pagando de acordo com cada entrega. Com os elevadores e itens em grande quantidade o procedimento foi similar”, detalhou o presidente.

A conquista das licenças públicas também foi desafiadora, lembra Zanardi. “Sempre tentamos agilizar ao máximo possível e conseguimos fazer tudo antes do início da obra”, explicou. Ele lembrou ainda que, para cuidar de cada detalhe foi constituída uma comissão de acompanhamento da construção, equipe fundamental para o bom andamento dos trabalhos dentro e fora do canteiro de obras.

“Há quase 30 anos ouvi os anseios dos associados pela construção de mais acomodações. Esse sonho está realizado. Essa obra é de e para mais de 3.000 pessoas. São ao todo 3.298,5 mil m². Os novos prédios estão prontos!”, comemorou Zanardi.

Obra concluída em 18 meses

Em maio de 2017, durante as comemorações dos 58 anos da Associação, os convidados da festa conheceram o projeto arquitetônico, que havia recentemente sido aprovado pela prefeitura de Florianópolis. Na ocasião, os associados elogiaram a proposta de construção e apontaram sugestões para a execução da obra. À época, foi a presentada a questão da perda da quadra poliesportiva. No entanto, foi esclarecido que desde a edificação do ginásio de esportes da sede, o espaço que então abrigaria os prédios estava subutilizado.

No dia 2 de julho de 2018 a construção começou. Naquela manhã chuvosa, trabalhadores e máquinas iniciavam a instalação dos tapumes e do canteiro de obras. E dia após dia as equipes modificavam o cenário, elevando então o que se tornaria o edifícios de quatro andares. A fundação, a instalação das ferragens e logo as primeiras aplicações de concreto seguiam o ritmo necessário para o cumprimento do enxuto prazo. Um ano e meio e muito trabalho depois, a diretoria entrega aos associados da Apcef/SC uma obra moderna, sustentável e, realizada com recursos próprios.

Acomodações e acesso

Como previsto no projeto, os dois blocos com 32 novos apartamentos abrigam uma cisterna para armazenamento de água da chuva para uso nas descargas sanitárias, lavação de áreas externas e irrigação das plantas. Também foram instalados painéis solares para o aquecimento de água e painéis fotovoltaicos para a produção de energia. Além de vasta quantidade e variedade de plantas, o vão central dos prédios abriga um jardim escalonado, detalhe que contribui para o microclima entre os blocos. E, ainda além dos aparelhos de ar condicionado, os apartamentos contam com um sistema de ventilação cruzada (natural) que perpassa as acomodações e ventila as áreas comuns dos prédios.

Todos os apartamentos contam com sacada. Além de Wi-Fi, as acomodações oferecem ponto telefônico, para contato com a central da associação e eventuais ligações externas. As cozinhas são equipadas com fogões cooktop, armários, pia, cafeteria, micro-ondas e geladeira. O acesso aos novos prédios se dará pela entrada principal da sede, mas sem passagem pelas demais dependências da Associação. O andar térreo abriga a garagem para automóveis e motocicletas. Os blocos estão equipados com elevadores e acomodações para portadores de necessidades especiais.

Revitalização da rua das Moreias

Como compensação ambiental pela construção dos novos prédios, a Apcef/SC se comprometeu, junto ao poder público municipal, a revitalizar e manter pelos próximos cinco anos a rua das Moreias, via que passa pelo meio da sede. Com uma passarela de acesso, bicicletários, pavimento em paver, chuveiros e melhorias no paisagismo, a rua se tornou uma agradável passagem até o mar de Jurerê. A revitalização beneficia associados, bem como demais frequentadores da orla e foi entregue ao público em setembro, antes mesmo da conclusão dos prédios.

Uso depende das licenças públicas

A utilização dos novos prédios depende unicamente das licenças públicas. O pedido de liberação foi protocolado em 20 de novembro. Quando a obra for liberada será realizado um processo seletivo para hospedagem. Para atender a nova demanda, a Apcef/SC ampliou seu quadro de funcionários, já em dezembro. Também foi realizada a reforma completa e modernização da lavanderia.

 

 

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