Nova versão do RH 037 abre caminho para terceirização de bancários

Mudança faz parte do desmonte do único banco 100% público do país

Mudança contribui para o desmonte do único banco 100% público do país

Seguindo a Lei 13.429/2017, que permite a terceirização irrestrita, a direção da Caixa ajustou o normativo RH 037 e já se prepara para contratar técnicos bancários sem vínculos empregatícios com o banco. As contratações temporárias são novos passos para o desmonte que a Caixa vem sofrendo. Recentemente, a direção da CEF anunciou a reestruturação do banco e reabriu o Plano de Demissão Voluntária Extraordinário (PDVE). As alterações no RH 037 serão cobradas pelos sindicatos no dia 15 de agosto.

Sem perder tempo, a direção da Caixa publicou na quinta-feira (3), a nova versão do normativo adequado à Lei sancionada por Michel Temer, originária do PL 4302, de autoria do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – sanção que destrói a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com a publicação, a direção da Caixa mostra que não pretende realizar (a curto ou médio prazos) concursos públicos e, os empregados que se aposentarem ao aderirem ao PDVE serão substituídos -quando o forem – por técnicos bancários terceirizados. A convocação dos aprovados no último concurso também fica mais distante com a sanção da Lei 13.429/2017.

A prática de contratação de temporários era comum na Caixa nos anos 1990 e 2000, quando o número de terceirizados atingiu a mesma quantidade de empregados concursados. Tal modalidade de contratação foi extinta em 2006, após ferrenhos combates sindicais que levaram à assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público. No entanto, a Caixa não revogou o normativo esperando a regulamentação da terceirização.

Com a nova alteração, o RH 037 chega à sua 21ª versão. Agora, o normativo diz que o terceirizado pode executar atividades-meio e atividades-fim da Caixa. A legalidade da regra será questionada juridicamente, porque não era permitida, segundo o TAC. A próxima reunião do sindicato com a direção da Caixa será no dia 15 de agosto, quando o tema será amplamente discutido. “Todos os empregados devem estar unidos e mobilizados, junto aos sindicatos e demais entidades representativas, para combater a terceirização irrestrita, defender seus direitos e a Caixa 100% pública”, convocou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa CEE/Caixa), Dionísio Reis.

Fonte: SPBancários/Publicado em 03/08/2017 19:46

RH 037 – Completa

terceirizacao4

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Leia Também

Publicações relacionadas

Participe do Campeonato da Primavera!

As Inscrições estão abertas para participar do campeonato da primavera. Os jogos serão disputados no dia 17/12 no campo de grama da associação. Confirme sua

Réveillon Jurerê 2023

A principal atração do nosso réveillon será Atitude 67, além do DJ Tutu tocando seu som, que sempre coloca todos para cima, com um mix